Quadrilha é capturada com arsenal

Em uma operação que envolveu oito patrulhas, o Ronda do Quarteirão capturou nove homens com forte armamento

Nove homens foram detidos e oito armas de fogo apreendidas no bairro Antônio Bezerra (zona Oeste de Fortaleza), durante uma perseguição policial realizada, na tarde de ontem, por patrulhas do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom-Ronda do Quarteirão). Segundo a Polícia, a quadrilha foi capturada sem o registro de tiroteios, após um "cerco inteligente".

O comandante do BPCom, tenente-coronel Roosevelt Alencar, contou que, os acusados estavam em dois veículos e acabaram abordados em pontos distintos da Avenida Mister Hull. O primeiro, nas imediações da ´Rodoviária dos Pobres´, e o segundo próximo ao Campus da Universidade Federal do Ceará.

Perseguição
Conforme o oficial, a perseguição teve início depois de os policiais terem sido acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para uma ocorrência de disparo de arma no bairro Itambé, no Município de Caucaia.

Alencar relatou que, a bordo de um Honda Fit de placas NUN-5952, inscrição de Aracati (CE), e do Gol HYE-0474, de Fortaleza, armado com pistolas, revólveres e uma escopeta de repetição, o bando efetuou disparos em frente a uma casa naquele bairro. "Não temos informações se eles atiraram para cima ou na casa, mas ninguém ficou ferido nessa ação", disse o oficial. Depois dos disparos, os acusados saíram em direção a Fortaleza pela Av. Mister Hull.

A patrulha RD-1101, primeira equipe a chegar ao local, realizou buscas na região, mas o bando já havia fugido. Oito viaturas do Ronda do Quarteirão passaram a monitorar a rota de fuga da quadrilha e, no bairro Antônio Bezerra, três delas realizaram a abordagem.

Nos dois veículos, os policiais militares apreenderam uma escopeta de calibre 12 de repetição, quatro pistolas (uma Ponto 40, uma 765, uma 380 e outra de nove milímetros), além de três revólveres, duas balaclavas e um colete balístico.

Os acusados foram identificados como, José Airton Paz da Silva, 26, o ´Macaúba´; Francisco Felipe do Nascimento Freitas, 22; Jeferson Gomes Cordeiro, 22, o ´Jessim´; Francisco Jackson Ferreira Cardoso, 21; Andrei de Sousa Sobrinho, 20; Jeferson Pereira Moreira, 19, o ´Da Goma´; Marcos Dionata da Cruz Freitas; 23; Leandro Lima Bandeira, 20; e, ainda, Francicleiton Martins das Chagas, 19.

Os nove foram levados para a sede da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), no Centro de Fortaleza. Ali, após levantamentos realizados pelos inspetores da Especializada, a Polícia descobriu que a maioria dos detidos já possui antecedentes criminais por crimes diversos como roubo e tráfico de drogas. De acordo com o titular da DRF, delegado Romério Almeida, os homens presos moram nos bairros Álvaro Weyne e Jardim Iracema e foram a Caucaia com o objetivo de matar três inimigos que residem no Reino Encantado e estavam escondidos em Caucaia.

Almeida disse não acreditar na hipótese de que eles estariam se preparando para praticar assaltos. "Não descartamos totalmente, mas vamos investigar. Acredito que eles iriam praticar três homicídios", disse o titular da DRF à Reportagem.

A origem do armamento também será alvo da investigação da DRF. Uma delas, a pistola de calibre Ponto 40, foi roubada, há cerca de três meses, da casa de um policial civil no bairro Parque Araxá. O policial é lotado no 14º DP (Conjunto Industrial), em Maracanaú, e teve a casa invadida por bandidos.

Mais três
Em outra operação, realizada também na tarde de ontem por inspetores da DRF, três homens, acusados de integrar uma quadrilha de assaltantes, foram presos no Jardim América.

William John Menezes Valentin, 23; Antônio Rafael Germano da Silva, 25; e Felipe Barros Martins, 18, são acusados de roubar uma churrascaria, um depósito de bebidas e duas lojas, todos no Montese. Os crimes ocorreram nas últimas duas semanas.

NÚMERO
9 armas de fogo estavam em poder dos acusados detidos pela PM. Uma escopeta, quatro pistolas e três revólveres. Uma das pistolas foi roubada de um policial civil

EMERSON RODRIGUES
REPÓRTER