OPERAÇÃO - Estrangeiros são detidos na praia

A Praia de Iracema foi ocupada por forças policiais durante toda a madrugada de ontem. O objetivo foi reprimir o prostiturismo e drogas 

Uma megaoperação montada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), juntamente com a Superintendência da Polícia Federal no Ceará, movimentou a madrugada de ontem na Praia de Iracema. O objetivo da ação foi o combate ao prostiturismo, tráfico de drogas e armas e assaltos. Cerca de 50 estrangeiros foram detidos porque estavam sem o devido passaporte.

Seis delegados da Polícia Civil comandaram a operação juntamente com o coordenador de Operações Policiais (Copol) da SSPDS, coronel Carlos Ribeiro; e com o comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUr), tenente-coronel Cláudio Mendonça. Uma boate foi fechada por determinação da Polícia Civil, pois vinha funcionando sem o alvará.

Forças

Além das polícias Civil, Federal e Militar, também participaram da operação, o Corpo de Bombeiros Militar, a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Juizado da Infância e da Juventude de Fortaleza, AMC e Seman.

Os estrangeiros foram flagrados bebendo nas boates, na companhia de mulheres brasileiras, mas sem nenhum documento, o que caracterizou a irregularidade. Todos foram detidos e conduzidos à sede da Delegacia de proteção ao Turista (Deprotur), que serviu de base da operação.

Todos foram multados pela PF e receberam uma notificação para se apresentarem, no prazo máximo de 48 horas (por ser fim de semana), à sede da PF e apresentar a documentação provando estarem no Brasil de forma legal. Aqueles que não se apresentarem passarão a ser considerados ilegais e podem ser detidos logo que localizados.

Policiais do BPTUr aproveitaram a ação com grande aparato e fizeram uma busca em todos os táxis que circulam pelo bairro.

"Nosso objetivo também é prevenir os assaltos na área e reprimir o tráfico de entorpecentes", informou o coronel Mendonça.

Turistas que estavam naquele bairro elogiaram o trabalho da Secretaria da Segurança Pública. Segundo as autoridades, as operações deste tipo serão repetidas na alta estação.