Barbalha Festa de Santo Antônio

Festa de Santo Antônio será aberta neste domingo

Tudo pronto, o clima é de festa, neste domingo 28 de maio, o sol quebrava a barra no horizonte, o dia amanheceu com carro som circulando a cidade tocando as músicas identificadas com a festa, identificadas com o santo casamenteiro, com o pau da bandeira, com os verdes canaviais, o povo a caminho da Igreja Matriz para participar da celebração de abertura da festa, é um dia de grande movimentação em todos os recantos da cidade.

DSC03421

Logo mais às 09h00, na Igreja Matriz, será celebrada a missa de abertura da festa de Santo Antônio de Barbalha, a igreja como todos os anos fica pequena para a participação popular, muitos visitantes também marcam presença e fervorosamente compartilha desse momento glorioso na fé e na oração.

Na celebração o ofertório é realizado com a participação dos grupos folclóricos fazendo oferendas com produtos da terra, como a cana de açúcar, a água das fontes cristalinas do sopé da serra, legumes que vem da agricultura, o artesanato que vem do trabalho de várias famílias da agricultura familiar, como também tem os produtos industrializados.

Antes do encerramento da celebração entra na nave central o cortejo do pau da bandeira mirim, logo depois o celebrante recebe a frente do altar a bandeira que será hasteada no fim da tarde, bandeira e carregadores recebem as bênçãos do sacerdote, são momentos históricos que ficam registrados no cenário religioso da paróquia de Santo Antônio.

Após a celebração da missa de abertura, vem a realização de apresentação dos grupos folclóricos fazendo o maior cortejo a céu aberto, são mais de 50 grupos com grande diversidade cultural, tem grupos tradicionais com mais de cem anos de existência, este ano o cortejo folclórico após percorrer a Rua do Vidéo, vai fazer suas apresentações em frente a Escola de Saberes, que paralelamente tem a Praça Engenheiro, local que depois de muitos anos recebe as quermesses e a barraca de Santo Antônio.

E no período da tarde, os carregadores unem-se para orar, pedir bênçãos a Deus para fazer o traslado do pau da bandeira de Santo Antônio.

Silva Neto

Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja – Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia – Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Você pode gostar

Deixe seu comentário