XVII EXPROAF no Crato, realizada com 200 expositores

Stand da Rede FASOL Cariri na XVII EXPROAF no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante no município do Crato.

A Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Cariri (Rede FASOL Cariri) esteve presente na XVII EXPROAF no período de 1 a 4 de Junho.

O Stand da Rede, foi bastante movimentado, com vários expositores integrantes da Rede comercializando seus produtos.

Aconteceu durante o período da EXPROAF, na tenda da Rede, oficinas e palestras para agricultores/as e acadêmicos dos cursos de agronomia e administração da Universidade Federal do Cariri e lançamento de cordel.

A oficina de minhocário, foi ministrada pela professora Deiziane da UFCA, a exposição do minhocário ficou permanente no Stand, com orientações para a prática de construção do minhocário ressaltando a importância do cultivo para a agroecologia.

No sábado dia 3, foi lançado os produtos que fará da Rede FASOL Cariri, a conexão interligada a Rede Brasileira de comercialização Solidária.

O lançamento com a entrega dos materiais de divulgação da Rede aos agricultores e agricultoras, foi feito pelo instituto Marista de Solidariedade do Rio de Janeiro que estiveram presentes na EXPROAF 2017, especialmente para celebrar o momento ímpar da Rede.

Fizeram uso da palavra: Pela Rede FASOL Cariri, Sérgio Pereira que é suplente de coordenação da FETRAECE Regional Cariri e secretário de políticas agrícola e agrárias do STTR Barbalha e um dos articuladores da Rede FASOL; Victória Régia que é professora da UFCA, universidade idealizadora da Rede FASOL, através da ITEPS e PIE de Economia Solidária; Rizoneide e Shirley, representantes oficiais do instituto Marista de Solidariedade do Rio de Janeiro e da Rede Nacional de comercialização Solidária; Francisco Antônio Bernardo, pelo grupo de Economia Solidária e Turismo Rural da Agricultura Familiar de Barbalha, representando os agricultores e agricultoras; Maria Tereza, representante da Associação Cristã de Base do município do Crato.

Finalizando as falas das entidades parceiras foi feito o relançamento e a declamação do Cordel intitulado: ” Rede FASOL Cariri Uma Rede Diferente” de autoria da Cordelista Lindicássia Nascimento, integrante da Rede FASOL, como expositora e articuladora da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Cariri.

O ponto fixo da Rede FASOL, agora está conectado a maior Rede de Feiras de comercialização Solidária do país, o Cariri faz história, construindo sonhos e saberes.

É preciso viver e viver bem, a economia solidária traz um pensar diferente, a sabedoria dos que a praticam vem de dentro e exposto aos olhos da sociedade. A reciprocidade faz dessa Rede, uma rede diferente, porque caminha com união e bem estar para alcançar a sustentabilidade.

A XVII EXPROAF realizada no Crato, aconteceu com muito sucesso tendo a participação no geral de 200 expositores, é valioso destacar o papel de atuação da Rede FASOL colocando 56 expositores no evento

Texto imagens de: Lindicássia Nascimento.

Deixe um Comentário