Escritório Regional da Secult foi inaugurado na Vila da Música, no Crato, durante visita na região do Cariri

A inauguração do Escritório Regional fez parte de uma visita ao Cariri, com uma agenda intensa da Secult em Brejo Santo, na quinta (8/6) e sexta (9/6). Entre as atividades da Caravana da Cultura da Secult estiveram reuniões com produtores e agentes culturais locais e a entrega da carteira de identidade cultural aos mestres da cultura do Estado.(Foto: Nívea Uchôa/Governo do Estado do Ceará)Após passar por Brejo Santo, nesta quinta-feira, 8/6, com realização de uma reunião da equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com produtores e agentes culturais, a Caravana da Cultura da Secult chegou ao Crato na sexta-feira, 9/6, com a inauguração do Escritório Regional da Secretaria na região do Cariri, sediado na Vila da Música. Entre outras atividades da Caravana da equipe da Secult estiveram reuniões com produtores e agentes culturais locais, a entrega da carteira de identidade cultural aos mestres da cultura do Estado e a assinatura de termos de cooperação entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a Universidade Federal do Cariri (Ufca) e também a Universidade Regional do Cariri (Urca).

Na manhã de sexta-feira, 9/6, na Vila da Música, após uma bonita abertura com a apresentação da Orquestra Solibel Jovem, formada por alunos e professores do equipamento, o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, apresentou as políticas públicas de cultura que estão sendo pensadas para o Estado, em encontro com gestores e agentes culturais locais.

“É uma alegria voltar à Vila da Música, após a inauguração do equipamento em março deste ano. Estamos realizando um trabalho para o desenvolvimento dos sistemas municipais de cultura e a inauguração desse Escritório Regional da Secult no Cariri, que estamos fazendo hoje, é muito importante para uma articulação com vocês”, destacou o secretário, dando boas-vindas ao público.

“Tivemos um grande momento aqui com a orquestra, em que o regente Wesley regia não só os músicos, mas nossos corações. O Hermeto Pascoal disse certa vez que a música segura o mundo. Em um momento tão difícil, em que estamos em tempos sombrios, creio que a arte e a cultura têm um papel muito importante de combater isso, compreendendo a cultura como um saber fazer comum. A política das artes é fundamental para o desenvolvimento social, econômico, mas também humano”.

Participaram da mesa de abertura, além do secretário Fabiano dos Santos, o secretário de Cultura do Crato, Wilton Soares; o maestro Cícero Galdino, coordenador pedagógico da Vila da Música, representando os maestros do interior; a coordenadora do Escritório Regional da Secult no Cariri, Dane de Jade; o secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins; a coordenadora de Artes e Diversidade Cultural da Secult, Valéria Cordeiro; a diretora do Theatro José de Alencar, Selma Santiago; o coordenador de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secult, Alênio Carlos; o vice-reitor da Universidade Federal do Cariri, Roberto Ramos; e o reitor da Universidade Regional do Cariri, Patrício Pereira Melo.


Assinatura do termo de cooperação com universidades do Cariri

Ainda pela manhã de sexta-feira, 9/6, durante a programação da Caravana da Cultura da Secult, foram assinados termos de cooperação entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a Universidade Federal do Cariri (Ufca) e também a Universidade Regional do Cariri (Urca), para fortalecer a parceria na construção de políticas públicas para a educação e a cultura.

Entre as ações programadas, com a assinatura do termo, está a realização de um curso de especialização em patrimônio cultural na Urca. “O curso vem para a gente mudar o tom do discurso de que o patrimônio está abandonado e destruído, para nós reconhecermos e para salvaguardar o patrimônio nosso”, destacou o reitor da Urca, Patrício Pereira Melo.

“Esses temos de cooperação são muito importantes. Já assinamos com a Uece, para a criação de dois novos cursos de especialização. Criamos também na Secult uma coordenadoria nova, de Conhecimento e Formação, cujo o coordenador é o Lenildo Gomes. Lançamos o edital Escolas Livres da Cultura, que compõe o Programa Escolas da Cultura. São 5 modalidades de escolas: a primeira são as escolas nos equipamentos da Secult; uma segunda são as escolas de educação profissional, que oferecem formações de arte e cultura; a outra modalidade são com as escolas de tempo integral, de levar a cultura e arte para elas; a escolas livres, que são instituições da sociedade civil que reconhecidamente têm contribuído com a formação cultural no Estado; e, por fim, a modalidade de escolas com os Mestres da Cultura, em que os mestres e mestras poderão repassar seus saberes”, ressaltou o secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba.

“Fico contente com a assinatura do termo hoje para ampliarmos as ações no Cariri”, frisou o vice-reitor da Ufca, Roberto Ramos.

Inauguração do Escritório Regional no Cariri

Já a inauguração do Escritório Regional da Secult no Cariri, na Vila da Música, no Crato, que terá a função de articular as políticas da Secult com o a região do Estado, foi marcada por muita animação dos gestores e produtores culturais locais. Sediado na própria Vila da Música, o escritório será coordenado pela gestora Dane de Jade.

“Ontem tivemos inauguração do Escritório em Brejo Santo, com a presença de secretários, artistas e vários agentes culturais. É muito bacana estar lançando o Escritório no primeiro equipamento no interior do Estado, a Vila da Música. Com isso, a Secult estabelece um compromisso de capilaridade das políticas culturais no Estado”, destacou a coordenadora do Escritório Regional, Dane de Jade.

O Escritório Regional da Secult no Cariri irá atender os 29 municípios da região, buscando ampliar as políticas da Secult para o interior do Estado. “A ideia é ter um diálogo mais próximo com a Secult. Procuramos também acompanhar o fortalecimento dos sistemas estaduais de cultura, alinhando aos planos estadual e nacional de Cultura. O Escritório é pensado em três eixos: o primeiro de articulação entre a sociedade civil e Secult; o segundo de formação de agentes culturais e o terceiro de gestão de equipamentos e programação cultural, planejando, acompanhando e avaliando as ações culturais no Cariri”, complementou a gestora.

Encerramento com grande festa

A Caravana da Cultura no Cariri teve encerramento na noite desta sexta-feira, 9/6, na Vila da Música, no Crato, com a participação especial de vários mestres e mestras da cultura da região. A exposição de xilogravuras de Otávio Menezes, retratando os tesouros vivos da cultura cearense, teve abertura, com mestres e mestras presentes, além da presença ilustre do memorialista e jornalista Huberto Cabral, que elogiou a iniciativa da Secult ao inaugurar o Escritório Regional no Cariri. “O governador Camilo Santana, nosso conterrâneo, tem demonstrado boa vontade para com a cultura do Estado. Depois de três meses de inauguração da Vila da Música, o secretário Fabiano volta com essa notícia do Escritório, que servirá para estreitar o elo entre o interior e a Secretaria da Cultura”, destacou.Na ocasião, os mestres e mestras receberam a carteira de identidade cultural, entregue pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos. A noite acabou em grande festa, com uma terreirada especial na Vila da Música.

fonte:secult.ce.gov.br

Deixe um Comentário