Cariri

Diocese de Crato, 103 anos de evangelização

-09 Diocese de Crato, 103 anos de evangelização

Celebração presidida por D Gilberto Foto: Priscila Araújo

Diocese de Crato, 103 anos de evangelização

Há exatamente 103 anos o Papa Bento XV criava a diocese de Crato, através da bula papal Catholicae Ecclesiae. Ao longo da história a região particular de evangelização cresceu em número de paróquias e em experiência de fé. Hoje o espaço geográfico abraça 57 paróquias e 3 áreas pastorais, espalhadas em 32 municípios. O número de habitantes já chega a 1.015.082, segundo dados do IBGE.

A Catedral Nossa Senhora da Penha é a Igreja Mãe da diocese e foi nela que os fiéis glorificaram a Deus, ao final da tarde desta sexta- feira, dia 20 de outubro, por mais um ano de ereção canônica, com a missa solene presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo vigário geral, padre José Vicente Pinto, e os padres Aureliano Gondim, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, José Ricardo, da Paróquia São José Operário, e Lauri de Oliveira Souza, da Congregação dos Josefinos.

“Um momento de agradecimento por todos que aqui passaram”, assim definiu a celebração deste dia dom Gilberto, o sexto bispo diocesano, que chegou a pouco mais de um ano na diocese. Dom Pastana recordou, em sua homilia, a importância do trabalho realizado pelos seus antecessores: dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva (1º bispo), dom Francisco de Assis Pires (2º bispo), dom Vicente de Paulo Araújo Matos (3º bispo), dom Newton Holanda Gurgel (4º bispo) e dom Fernando Panico (5º bispo), hoje bispo emérito.

Agradecendo também a contribuição dos padres, religiosos, religiosas e leigos, o bispo enfatizou que a evangelização passa em primeiro lugar pelo encontro com a pessoa de Jesus e que é na paróquia onde se vive a eclesialidade. “Celebrar os 103 anos nos remonta ao compromisso que todos nós temos que assumir de vivenciar mais a nossa fé”, continuou.

Com informações do Site da Diocesse – Foto: Priscila Araújo

fonte:caririceara

Você pode gostar

Deixe seu comentário