Cariri

Hospital Santo Antonio de Barbalha

HOSPITAL SANTO ANTÔNIO

O SONHO QUE MULTIPLICOU

 

Os membros dessas novas gerações, os novos moradores ou visitantes da região do Cariri, que têm o privilégio de seres atendidos por qualquer um dos serviços do Complexo de Saúde da Fundação Otília Correia Saraiva, tendo o Hospital Santo Antônio e o Hospital do Coração do Cariri, como carros chefes, não imaginam a belíssima história de superação, fé, perseverança e sucesso que alicerça cada estrutura daquelas instituições.

Mas essa belíssima história será contada em um livro, com título provisório “Além de Um Sonho”, que está em fase final de revisão, e que deverá ser lançado em breve. Mas é impossível contar a história de qualquer um desses dois hospitais, sem falar que tudo nasceu do sonho de uma mulher guerreira, sonhadora e de uma fé inabalável: dona Otília Correia Saraiva, que hoje leva o nome da entidade mantenedora do complexo.

Mas basta a qualquer um de nós imaginarmos a fibra, a fé e perseverança desta mulher sonhadora que logo nos primeiros anos da vida escolar de seus três filhos – Antônio, José e João, doutrinou-os na fé católica e na vocação para a medicina, deixando para trás toda falta de perspectiva, pela pouca condição financeira de quem vivia da agricultura e de uma época em que fazer cursos como o de medicina parecia ser algo impossível para aqueles de classes sociais menos favorecidas, como era o caso. Mas ela venceu.

Não só conseguiu realizar o sonho de formar seus três filhos em medicina, como realizou um segundo: construir um hospital na Barbalha e dar a ele o nome de Santo Antônio, padroeiro da cidade, e de quem ela era devota. Tanto, que deu o nome de Antônio, ao seu primogênito.

Ela viu o hospital construído, graças a promissora parceria firmada por seus filhos e o saudoso empreendedor Ten. Coelho.  Participou da inauguração em 27 de dezembro de 1981, contemplou os primeiros atendimentos e partiu para a vida eterna em um dos leitos da primeira UTI de Barbalha. Justamente no seu hospital.

O Hospital Santo Antônio cresceu de forma sustentável. Hoje, quase 37 anos depois de sua inauguração é o pioneiro na implantação do serviço de neurocirurgia, hoje composto por 7 neurocirugiões, um deles, o Dr. José Correia Saraiva Júnior, neto da dona Otília; dispõe de 8 salas cirurgias, 156 leitos (particulares, convênios e SUS); serviço de imagem com ressonância e raio-x; e um corpo de funcionários de com mais de 300 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e outros.

A fé e a coragem da dona Otília inspirou seus filhos. A ponto de, mesmo em meio as dificuldades impostas pelo SUS, de onde é proveniente a maior demanda de atendimentos, o que era apenas um hospital hoje é uma conglomerado em saúde, composto por: Hospital do Coração do Cariri (com 70 leitos; UTI Coronariana; Hemodinâmica Digital em 3D: Ecocardiograma de Ultima geral; mais de 150 profissionais entre médicos e outros); CEDIMAGEM – Centro de Diagnóstico por Imagem (Com tomografias; densitometria óssea; ultrassonografia; mamografia); Clinirin (clínica de hemodiálise).

E quem já conheceu os membros da nova geração de descendentes da dona Otília, pode assegurar: vem mais novidades por aí.

Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Você pode gostar